ENEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: SONHO OU PESADELO? VEJA... - JORNAL FOLHA DO PARÁ

EXTRA

JORNAL FOLHA DO PARÁ

MAIS DE 24 MILHÕES DE ACESSOS - GLÓRIA A DEUS

ANUNCIE AQUI NESTE ESPAÇO ESPECIAL - MAIS DE 22 MIL ACESSOS POR DIA - "AQUI JESUS ABENÇOA"

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 28 de abril de 2020

ENEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: SONHO OU PESADELO? VEJA...





Em todos os anos nos acostumamos, dentro de nossa programação nacional, com anúncios do Governo Federal e do Ministério da Educação sobre uma das provas mais concorridas da América Latina:
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 


 O que é o ENEM?
Basicamente, se trata de um processo seletivo a nível nacional que estudantes regulares (que estão matriculados em alguma escola) e outros que concluíram o ensino médio concorrem por vagas em várias universidades do Brasil e do exterior.
Universidades essas que podem ser de caráter público e gratuito como as universidades federais (exemplo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA) e da Estaduais (exemplo da Universidade do Estado do Pará – UEPA).


Predio-do-campus-universitario-de-rondon-do-para-sera-inaugurado-dia-3-de-fevereiro
 

Além do mais, o ENEM é uma das portas de entrada em universidades particulares, onde os estudantes podem usar suas respectivas notas para garantir bolsas de estudos (PROUNI) e financiamentos estudantis (FIES).
O ENEM inicia-se no ano de 1998, e nasce com objetivo de avaliar o desempenho dos alunos regulares de ensino médio. Em 2009, a prova passou por uma reformulação, onde a mesma foi vista como um modelo avaliativo para ingresso de jovens estudantes, nas diversas universidades.
Antes do ENEM de 2009, inclusive, as universidades realizavam suas próprias provas de vestibulares, os PSS
(Processo Seletivo Seriado).


 Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2009, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram para realizar a prova, sendo que, no ano passado (2019) esse número chegou na casa dos 5 milhões.
No Estado do Pará, estima-se que quase 400 mil pessoas se inscreveram.
 ENEM 2020: E agora?

Nesse ano o ENEM, junto ao INEP e o Ministério da Educação deram início ao processo da modalidade do ENEM Digital, apresentado e definido pelo edital publicado de 31 de março de 2020 no site oficial do INEP. Além, é claro, do edital do ENEM convencional (feito no caderno de questões padrão) que saiu no mesmo dia.






solicitacao-de-isencao-de-taxa
 https://www.facebook.com/pg/bellabijumaraba/photos/?ref=page_internal
 Aparentemente, seria mais um ano comum dos estudantes de ensino médio em suas jornadas exaustivas física e mentalmente em busca da tão sonhada vaga no ensino superior que o conduzirá ao mercado de trabalho.  
Entretanto, o Brasil, assim como todos os continentes do planeta Terra, foi assolado por uma pandemia que tem afetado todo o país: O Covid-19 (ou Corona Vírus). No Pará, chegamos a marca de mais de 150 casos, sendo 5 casos fatais registrados.

E assim como a maioria esmagadora das regiões do país, o governo do estado do Pará, na figura do governo Helder Barbalho, aderiu inteligentemente à quarentena, fazendo com que a prevenção contra o contágio do Covid-19 fosse precoce, fechando grandes centros comerciais, empresas e, evidentemente, as escolas (tanto públicas como particulares).
Nesse caso, cabe uma reflexão: A prova do Enem será adiada? Visto que os estudantes estão sem auxílio das suas escolas e dos seus respectivos professores. Qual a resposta do governo?
Após uma série de especulações e propostas desenvolvidas pelos maiores veículos de comunicação do país, o nosso famigerado ministro da educação Abraham Weintraub junto do presidente do INEP Alexandre Lopes, se pronunciaram através do Twitter, sobre a questão.
Chamando os veículos de comunicação de “jornalecos”, ao especularem e admitirem a necessidade de adiamento da prova, o ministro indaga o presidente do Alexandre sobre tais notícias e sobre a prova, e, de pronto, o mesmo confirma a data do processo seletivo, na mesma data programada, como se fosse um ano como qualquer outro.
Afim de justificar tal medida o ministro solta a seguinte declaração:
“Você que tá aí [os seguidores do mesmo], eu sei que o Corona Vírus atrapalha um pouco, mas atrapalha todo mundo. Como é uma competição, tá justo!”
Isso é um indício de como o ministério da educação e o governo federal não tem a dimensão de como funciona as desigualdades e problemáticas que giram em torno dessa, como diz nosso excelentíssimo Ministro, simples “competição”, que pode mudar a vida de muitas pessoas.
MEME
Estudantes de escolas públicas não estão tendo, em sua grande maioria, auxílio de suas escolas, muito menos aulas de iniciativas digitais com seus professores. Não existem recursos demandados para tais problemáticas.
Dizer que todos são afetados da mesma forma pelo processo de quarentena é não compreender as diversas realidades que alunos do ensino médio da rede pública passam e como os mesmos devem se esforçar demasiadamente para conseguir uma vaga no curso dos sonhos.

Por – Everton Stabile 
No Estado do Pará, por exemplo, segundo dados da
UNIFESSPA do ano passado
 
Quase 80% dos estudantes da Unifesspa declararam ter até um salário mínimo e meio como renda bruta mensal. Eles são em sua maioria do sexo feminino, declarados de cor parda, além de brancos, amarelos, e indígenas aldeados ou não aldeados e pretos quilombolas e não quilombolas.
Mais de 80% também vêm de escola pública frente aos 13% que cursaram o ensino médio somente em escola particular.” (UNIFESSPA, 2019)
 
Dando conta de que tem havido um crescimento de jovens
das classes mais subalternas ingressando em
universidades públicas e de qualidade.
Em pouco tempo, desde sua abertura, houveram quase 400
mil pedidos de isenção da taxa de pagamento da inscrição
para a prova. Quase 10% da média geral de estudantes
que fazem a prova anualmente. Isso só nos primeiros dias. 


Na cidade de Marabá, no sudeste paraense, as aulas estão paralisadas desde o dia 18 de março pelo decreto  decreto n° 29/2020, assinado pelo prefeito Tião Miranda que, segundo o site oficial da prefeitura disse  “São mais de 80 mil alunos que voltariam as aulas.
Temos condições totais de completarmos o ano letivo em outro momento. As aulas permanecem suspensas por enquanto”, sendo que, boa parte desses estudantes são concorrentes no processo do ENEM.

O que deve ser feito?
Portanto, vários indícios dizem respeito a como os mais pobres seriam bem mais prejudicados nessa tal concorrência justa imaginada pelo ministro Weintraub e sua base governamental.
O que nossas autoridades a nível nacional, estadual e municipal, assim como as Instituições, empresas e instâncias de poder, é gerar proteção e sustento para as populações mais pobres que, por sua vez, sustentam a economia da nação.
Pois como já dizia José Bonifácio de Adrada e Silva, “A maior corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza.”.
A quarentena deve ser mantida afim de controlar o crescimento do contágio e, consequentemente, a quantidade e/ou porcentagem da letalidade do covid-19, em nosso estado.
Sobre especificamente a problemática do ENEM, o Ministério da educação juntamente do INEP e dos poderes políticos respoBnsáveis, devem pensar em estratégias que colaborem com a vida de milhares estudantes que se veêm desolados nesse momento.
Entendendo tais governantes que esse ano de 2020 é um ano histórico, que certamente estará nos livros didáticos.
O que ainda não sabemos é se nesses livros, nossas autoridades serão descritas como inimigos ou aliados do seu povo, do seu eleitorado, dos cidadãos.

AGRADECEMOS A
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DO PARÁ:
Escrito Por:
 Denys Alan Rocha Lima
Professor de História
  
Professor
Ariel Medrado Barros
Coordenação do Cursinho
Engenheiro Ambiental
 
=========================================
===================================
============================
====================
===========
 
http://www.folhadopara.com/2019/11/para-limpo-representante-ecomaster.html
.................................................................
 
 
Disponível em:https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/inep-registra-mais-de-320-mil-pedidos-de-isencao-de-taxa-no-enem-2020/340842.html Acessado dia 08 de abril
 
 Disponível em: https://maraba.pa.gov.br/covid-19-novo-decreto-permite-reabertura-parcial-do-comercio-de-maraba/ Acessado dia 08 de abril
 
 Disponível em: https://logo.unifesspa.edu.br/noticias/3941-unifesspa-divulga-perfil-de-seus-estudantes-atraves-de-serie-audiovisual Acessado dia 08 de abril
 


 ====================================================================================================
OFERECIMENTO ESPECIAL DOS NOSSOS PATROCINADORES
 
http://www.folhadopara.com/2020/04/farmaformula-confira-os-lancamentos.html
 

http://www.folhadopara.com/2019/12/paulistao-o-paraiso-dos-parafusos-em.html
 
 http://www.folhadopara.com/2020/02/grupo-hinode-marabapa-veja-as-fotos.html
 
  http://www.folhadopara.com/2020/01/oticas-helena-veja-as-fots.html
 http://www.folhadopara.com/2019/12/lojas-valdlar-em-maraba-veja-as-fotos.html
 http://www.folhadopara.com/2019/12/tibirica-caca-e-pesca-veja-nossos.html
http://www.folhadopara.com/2019/11/lojao-das-clinicas-inidade-marabapa.html
 http://www.folhadopara.com/2019/11/dose-exata-farmacia-e-manipulacao.html
http://www.folhadopara.com/2019/11/house-store-moda-masculina-veja-nossos.html









 


 
 

 




 
 
 


 


 


 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here