MAIOR PROCISSÃO DO MUNDO - ROMARIA DO CÍRIO SEGUE PELAS RUAS DE BELÉM APÓS ATRELAMENTO DA CORDA - JORNAL FOLHA DO PARÁ

EXTRA

JORNAL FOLHA DO PARÁ

MAIS DE 17 MILHÕES DE ACESSOS

ANUNCIE AQUI NESTE ESPAÇO ESPECIAL - MAIS DE 22 MIL ACESSOS POR DIA - "AQUI JESUS ABENÇOA"

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 14 de outubro de 2018

MAIOR PROCISSÃO DO MUNDO - ROMARIA DO CÍRIO SEGUE PELAS RUAS DE BELÉM APÓS ATRELAMENTO DA CORDA

A Romaria do Círio de Nazaré partiu Às 7h das proximidades da Sé, na Cidade Velha, conforme o novo horário previsto pela Diretoria da Festa.

O atrelamento da Berlinda à corda aconteceu às 7h26, meia hora após o previsto. Milhares de fiéis já acompanhavam, desde as 5h30 da manhã a missa campal, na praça Frei Caetano Brandão, que dá largada à procissão que é o ponto alto da programação das romarias nazarenas. Cerca de dois milhões de pessoas acompanharão o Círio este ano, estima a coordenadoria da festa e o Dieese-PA.

"A história de todo paraense tem um fio condutor com Nossa Senhora de Nazaré, por termos nascidos sobre a proteção da Virgem Maria, mãe de todos", disse o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, durante a cerimônia, no início da oração do Creio em Deus, Pai. A missa encerrou pontualmente às 6h30, como o previsto.

Este ano aglomeração na praça gerou empurra-empurra e várias pessoas chegaram a passar mal durante a missa campal. Muitas foram atendidas já durante essa cerimônia em frente à Sé. 

A praça Frei Caetano Brandão estava totalmente tomada desde as primeiras horas da madrugada. Lá, vários fiéis passaram a noite à espera da missa de abertura do Círio, dormindo sob papelões e no gramado que fica no meio do complexo arquitetônico Feliz Luzitânia, entre as igrejas Santo Alexandre e a Catedral Metropolitana de Belém.

Uma das pessoas que estão acompanhando é Pâmela Figueiredo, 28, professora, veio andando do conjunto Satélite, no Coqueiro, para acompanhar a procissão deste domingo. "Foi uma promessa. Esse é o sexto ano seguido. É um pedido pelo meu pai, que fez um transplante de fígado e tudo deu certo", conta professora. "É uma grande emoção sempre. Algo que ninguém consegue explicar". Outra fiel, Juliana Souza, gestante de cinco meses, também veio caminhando de Marituba para a Catedral.

Atrelamento ocorreu às 7h26, com apoio dos Fuzileiros Navais. Um verdadeiro exército, formado por homens da Guarda de Nazaré, abriram caminho para a Berlinda chegar ao ponto exato da Boulevard Castilhos França para atrelar a Berlinda à corda. Houve empura-empurra e a PM e Exécito auxiliaram a corrida dos fiéis à Corda.

Corda - Este ano a corda, feita de sisal, possui 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro. O símbolo de fé foi divido em dois pedaços de 400 metros. Uma metade já foi levada pelos fiéis na Trasladação de ontem.

Os fiéis se dividem a partir de cinco estações: são estruturas de ferro que compõem a corda da procissão, além dos núcleos da cabeça e retaguarda da Berlinda. 

Rômulo Moia viajou de Marabá para a capital com um único objetivo: cumprir sua promessa na corda. "Ano passado pedi para Nossa Senhora de Nazaré interceder sobre minha estabilidade financeira pois estava passando por dificuldades. Ela me ajudou e hoje já tenho até bens, como um carro e uma casa. Nossa Senhora pode esperar que eu e outros fiéis vamos levar a corda com muita luta e amor!", Comemora.

Atrelamento - Na Boulevard Castilhos França, uma grande multidão também se aglomerou desde cedo para conseguir lugar no atrelamento da Corda, realizado às 7h26. Desde as 6h30 da manhã o boulevard já estava tomado e muitas pessoas já tinham passado mal mesmo antes do final da missa campal - e alguns princípios de tumulto foram registrados mesmo antes do atrelamento.

 Por: Redação Integrada ORM
================================================================================
PATROCINADORES OFICIAIS DA FOLHA DO PARÁ
http://www.folhadopara.com/2018/09/lua-bella-apresenta-50-tons-de-prazer.html





http://www.folhadopara.com/2018/08/veterinaria-bicho-sadio-veja-nossas.html

http://www.folhadopara.com/p/evolutec-informatica-assistencia.html












 
 
 
 





































 
 


Image result for TIM

 
 
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here