JORNAL FOLHA DO PARÁ -- MAIS DE 13 MILHÕES DE ACESSOS -- "GLÓRIA A DEUS"

ANUINCIE AQUI - APROVEITE NOSSA PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

VEJA 10 DICAS PARA CUIDAR DA MEMÓRIA E MANTER O CÉREBRO JOVEM POR MAIS TEMPO – CONFIRA..


Independente de Alzheimer e outras doenças que aparecem com o tempo, uma coisa é certa: o cérebro de todo mundo vai envelhecer e sofrer pelo menos um pouco com isso. O que inclui, claro, a memória. "A partir dos 35 anos, nossa velocidade de processamento diminui, então algumas pessoas podem perceber já por volta dessa idade os primeiros sinais de esquecimento ou demora para se lembrar de alguma informação", aponta Eduardo Mutarelli, neurologista e coordenador do Núcleo de Neurociência do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A boa notícia é que esse processo pode ser adiado e até revertido em certa medida. O segredo parece estar em manter a mente ativa estimulada. "O que acreditamos hoje é que, se usarmos táticas que desafiem a capacidade de resposta do cérebro, conseguimos deixá-lo mais ágil para se adaptar a essas alterações do envelhecimento", expõe Cristoforo Scavone, bioquímico coordenador do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

VEJA TÁTICAS PARA DEIXAR A MEMÓRIA NOS TRINQUES
1
Faça ioga ou medite Um estudo recente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein revelou que fazer yoga regularmente pode preservar áreas do cérebro relacionadas à memória.
O trabalho analisou 42 idosas com os mesmo hábitos e condições de saúde e viu que, entre as adeptas, o córtex pré-frontal era mais espesso.
"Essa é uma região nobre, relacionada a funções como a memória de trabalho, que guarda informações importantes em um curto espaço de tempo", comenta Rui Afonso, pesquisador da instituição e autor principal da pesquisa.                                                              2
Mexa-se É uma das melhores maneiras de não sucumbir aos apagões. "A atividade física está associada a formação de novos neurônios e a uma melhora da resposta cardiovascular, o que também é importante para o cérebro, que depende do bom fluxo sanguíneo", destaca Scavone. Além disso, o exercício regular pode aumentar o volume do hipocampo, área que armazena e processa as memórias.
"As atividades aeróbicas, como correr e nadar, parecem ser as mais benéficas neste sentido, mas é interessante combiná-las também com exercícios de resistência, como pilates e musculação", orienta o neurocientista Pedro Calabrez, pesquisador do Instituto de Neurociências Aplicadas da Universidade Federal de São Paulo.
3
Malhe a mente Ela não pode ficar de fora da rotina de exercícios. Vale palavras cruzadas, sudoku, xadrez e outros jogos que provoquem o intelecto, incluindo o videogame. "Mas se você já está habituado a alguma dessas atividades, busque outras. Preservamos o cérebro por mais tempo quando somos confrontados constantemente com novos desafios", explica Calabrez.

VEJA TODAS ACESSE>

 Chloé Pinheiro
==========================================================================================================

PATROCINADORES EXCLUSIVOS DA FOLHA DO PARÁ
 
 
 
 

 

 

 


 




 
    
   
 
NET COMPANY INFORMÁTICA -- ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA -- COMPUTADORES, IMPRESSORAS E TABLETS
 
 
 LOJAS VALD'LAR - MOVÉIS NOVOS E USADOS -- MARABÁ/PA
 
 
  
 
 
MARABÁ/PA -- IMPRESSÕES MAIS - MAIS QUALIDADE MAIS RESULTADO
 
 
 
 
FERRO NORTE -- Marabá/Pa

OLIVA'S RESTAURANTE -- MARABÁ/PA

 
  
DOSE EXATA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO -- MARABÁ/PA
 
DNA -- INGLÊS ILIMITADO -- EM MARABÁ/PA




 
 
 
 
 
 
 
 
 BANCO DO BRASIL - CHEGOU A CONTA FÁCIL
 
 
 
MARALUZ -- MARABÁ/PA


 
    C & A -- CONHEÇA NOSSAS NOVIDADES E PROMOÇÕES -- CONFIRA
 
ELETROBRAS
 
 
 
 
 
DOM PISCINA -- MARABÁ/PA
 

SEJA UM MEMBRO DESTA FAMÍLIA
AQUI  "DEUS ABENÇOA"




































































 

About James Paraguassu

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment