JORNAL FOLHA DO PARÁ -- MAIS DE 13 MILHÕES DE ACESSOS -- "GLÓRIA A DEUS"

ANUINCIE AQUI - APROVEITE NOSSA PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

JADER DOS SANTOS É DESTITUÍDO DO CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR DE MARABÁ



CMDCA aponta conduta incompatível com o exercício da função e já empossou a suplente Evânia Santos


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou uma Resolução de número 036/2017, em que destitui do cargo o conselheiro tutelar Jadwilson Souza dos Santos, mais conhecido como Jader Santos. A aprovação da saída de Jader ocorreu por unanimidade dos membros do CMDCA em reunião extraordinária no dia 17 deste mês de julho e publicada no Diário Oficial dos Municípios (Famep) no dia seguinte.

Segundo a publicação, ele não cumpriu com os requisitos obrigatórios de um conselheiro dentre os deveres e vedações preconizados pelo CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Jader dos Santos foi preso há exatamente um ano, acusado de receptação dolosa após adquirir joias roubadas. Ele e toda uma associação criminosa eram investigados na Operação “Brincos de Ouro” deflagrada pela Polícia Civil, sob presidência do delegado Washington Oliveira, culminando com o cumprimento de mandados de busca e apreensão na casa do conselheiro, que também é presidente de partido político em Marabá.

Na casa dele, foram apreendidas joias receptadas em decorrência de um roubo em um salão de beleza, onde as vítimas tiveram seus pertences subtraídos mediante violência e grave ameaça por três assaltantes, os quais posteriormente foram presos em menos de 24h com dois traficantes, portando armas de fogo e drogas no interior de uma casa.

À época, Jader dos Santos disse que houve um mal entendido e que comprou as joias em boa fé. “Eu comprei o objeto com uma pessoa conhecida em Marabá. Não tenho culpa, comprei num local aberto, onde a pessoa tinha oferecido as peças para todo mundo e eu, com pena, comprei. Estou tranquilíssimo”, afirmou Jader Santos, questionando que apenas ele tenha sido detido e não a pessoa que lhe vendeu os objetos.

O Ministério Público Estadual cobrou do CMDCA uma investigação e, a partir daí, foi aberto um PAD (Processo Administrativo) contra o servidor. Embora tenha se alongado muito, ao final a Comissão de Sindicância emitiu parecer favorável à destituição dele do cargo, alegando que seu comportamento foi incompatível com o cargo que exerce.

A suplente Evânia Santos foi convocada pelo CMDCA e já assumiu o cargo no Conselho Tutelar da Nova Marabá. Jader dos Santos já recorreu da decisão e ingressou no conselho com pedido de reconsideração.

Jader, ouvido pela Reportagem do Portal hoje à tarde, alega que o processo do CMDCA está totalmente equivocado e cheio de irregularidades. “Eles  perderam prazo da sindicância, que deveria demorar 60 dias, prorrogáveis por mais 60 e já se passou mais de um ano”, contesta.

Na avaliação do conselheiro deposto, o afastamento só deveria ocorrer se o Ministério Público fizesse essa solicitação à Justiça, o que não ocorreu. A sindicância, segundo Jader, foi baseada apenas em matéria do Jornal, sob a acusação de receptação. “Não houve acusação formal contra mim, apenas uma recomendação do MP para que se abrisse a sindicância.

Questionado sobre o atual estágio do processo de receptação de joias roubadas, Jader dos Santos disse que até hoje não houve audiência. O MP, de acordo com ele, propôs suspensão do processo, desde que ele doasse uma central de ar condicionado para o HMI (Hospital Materno Infantil), mas ele não aceitou. “Neguei o pedido do Ministério Público e disse que o processo deveria correr normal porque eu provaria minha inocência. Não deveriam ter me tirado do cargo. Todo mundo é inocente até que se prove o contrário”, diz, observando que por ocasião de sua prisão, não estava exercendo o cargo de conselheiro tutelar porque estava de licença para concorrer ao de vereador.

 (Ulisses Pompeu)
_______________________________________________________________________________
PATROCINADORES DA FOLHA DO PARÁ

MARALUZ -- MARABÁ/PA
UNIMED BELÉM - INVESTINDO CADA VEZ MAIS NA SAÚDE DOS PARAENSES
C & A -- CONHEÇA NOSSAS NOVIDADES E PROMOÇÕES -- CONFIRA

























 

About James Paraguassu

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment