Header Ads

DENÚNCIA - VEREADORA DRA. CRISTINA MUTRAN DENUNCIA COBRANÇA DE CIRURGIAS ELETIVAS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARABÁ



Secretaria de Saúde afirma que vai abrir auditoria para apurar os fatos, como fez em relação ao Hospital Materno Infantil, também alvo de denúncia de cobrança.

Na Sessão Plenária da última quarta-feira (7), da Câmara Municipal de Marabá, a vereadora Cristina Mutran (PMDB), ao fazer uso da tribuna, entre outros assuntos, levou ao conhecimento público uma grave denúncia: disse que equipes médicas do HMM (Hospital Municipal de Marabá) estão cobrando para fazer cirurgias eletivas. Dra. Cristina, como também é conhecida, narrou que há anos essa prática era corrente naquela casa de saúde pública, mas, no governo passado, quando ela comandou a regulação dessas cirurgias, assumiu o controle e “deu uma freada” na prática abusiva.

Porém, no governo atual, a cobrança novamente voltou a acontecer, segundo ela, que não citou nomes nem valores, mas foi veemente ao denunciar o que chamou de “máfia”, praticada “ali mesmo, na porta do hospital”. “Afirmou que o que estou dizendo é verdade, que essa prática existe. Se fosse mentira, eu nem assumiria essa tribuna para falar”, enfatizou Dra, Cristina, que também é médica.

Outro lado

Ouvida pelo blog, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Ascom (Assessoria de Comunicação) da prefeitura, disse que, em fevereiro deste ano, denuncia similar chegou àquela pasta, comunicando sobre possíveis cobranças irregulares no HMI (Hospital Materno Infantil).

“Imediatamente, a secretaria abriu processo de auditoria para investigar tais procedimentos irregulares. Auditoria essa que segue investigando o assunto”, narra a Assessoria. Com relação à denúncia da vereadora Cristina Mutran – segue a nota – a secretaria estará tomando todas as providências e abrindo o processo de auditoria para apurar os fatos, “inclusive ouvindo da própria vereadora, a fonte das denúncias e os nomes dos possíveis suspeitos para uma tomada de decisão imediata”.

Cirurgias eletivas são aquelas que não são de emergência, em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente são realizadas após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde de saúde do paciente. Atualmente, há 4 mil pessoas na fila aguardando cirurgias eletivas no Hospital Municipal de Marabá, conforme levantou a vereadora.

Por Eleutério Gomes – de Marabá
_________________________________________________________________________
OFERECIMENTO ESPECIAL DOS NOSSOS PATROCINADORES

EM MARABÁ, VISITE EMBALE CERTO -- EMBALAGENS EM GERAL

OLIVA'S RESTAURANTE -- MARABÁ/PA

MARALUZ -- MARABÁ/PA

C & A -- CONHEÇA NOSSAS NOVIDADES E PROMOÇÕES -- CONFIRA





















 

 
Tecnologia do Blogger.