Blogger Widgets

MARABÁ 100 ANOS

Temos o maltrato com a cidade que agride os olhos de quem não se acostuma. As ruas represadas de esgotos nus, o lixo acumulando espera, a periferia desleixada em crateras de abandono de um público poder que não trafega os relentos urbanos periféricos da dor, pobreza e desleixo. A indignidade rotinizada faz moradias ao relento e intempéries de promessas de porvir e vida melhor que reciclam mais esperas e desastres em omissão reincidente.

Nosso amor pela cidade politicamente maltratada, urbanamente vilipendiada em inépcia de gestão estética e humana, beira ao desamor pela cidade, às vezes. Mas não é a cidade ou o povo que em si reproduzem o mal-estar de nossos cartões-postais simbólicos: é o cancro político-econômico que perpetua há décadas as auto-benesses em desproveito da dignidade coletiva, da cidadania cotidiana, da estética urbana, da probidade administrativa.

O desamor e descuido coletivo ou omissivo com a cidade que amamos quase imperam, pois reproduzem ondas do poder deseducador e ileso daqueles investidos do dever de gestão e de distribuição do cuidado, porque estão por demais imbuídos da inesgotável e imperiosa tarefa de enganar. Ao largo do Executivo inepto, tivemos um Legislativo perdulário, retórico e inútil, os quais, historicamente, têm se sucedido.
Todavia, não há como não amar Marabá, a despeito da classe política e economicamente dominante, nociva e parasitária, em sua maioria, que ainda dita os rumos e atrasos que devemos traçar.

Como marabaenses, é preciso esforços e memória para reviver orgulhos de sermos Marabá, mas por que?
Bem... temos a natureza que impassível lava a cidade a cada chuva, abraça a cidade por seu braços de águas e a fazem tão linda do espaço e tão resistente a cada verão ou inverno e a abraçarão enquanto houver rio e água, são tenazes como o povo estas águas; temos a memória encravada nos bairros esquecidos onde a cultura renasce e aflora pelas mãos e gestos de tradicionais compassos da poesia da história; temos o povo, este estandarte perpétuo que sobrevive a reinos, oligarquias e poderes. O povo que sempre faz em cada carnaval a quimera de dias melhores.

Marabá espera... Pois, há que se ter fé nos trocadilhos do destino cevado à força e perspectivas de persistência: água mole em cabeça dura, tanto bate até que ensina, ou fura.

Podemos começar assim: Marabá sem anos - vamos ao recomeço. (Jorge Luis Ribeiro)

Postado por Ademir Braz

 

 

VEJA A EDIÇÃO ESPECIAL DA FOLHA DO PARÁ

VEJA A EDIÇÃO ESPECIAL DA FOLHA DO PARÁ
GLÓRIA A DEUS POR MAIS UMA EDIÇÃO ABENÇOADA. AGRADECEMOS A TODOS QUE AQUI PARTICIPARAM, HOMENAGEANDO E DANDO SUAS CONSIDERAÇÕES A ESTA CIDADE TÃO ABENÇOADA QUE É NOSSA MARABÁ PELA PASSAGEM DE SEUS 103 ANOS. AOS ILUSTRES VEREADORES QUE COMPARECERAM NESTA EDIÇÃO. QUE DEUS POSSA ABENÇOAR CADA UM QUE AQUI FIZERAM PRESENTE, AOS EMPRESÁRIOS E FILHOS DE MARABÁ QUE LEMBRARAM DE NOSSA TERRA.

PALAVRA DO SENHOR - JOÃO 5

PALAVRA DO SENHOR  - JOÃO 5
DÚVIDAS ACERDA DO SÁBADO -- 1º JOÃO 5 - GLÓRIA A DEUS

NOVO E-MAIL DO JORNAL FOLHA DO PARÁ

NOVO E-MAIL DO JORNAL FOLHA DO PARÁ
JORNAL.FOLHADOPARA@BOL.COM.BR

CONVERSE CONOSCO - DÊ SUA OPINIÃO - ENVIE SUA MATERIA - MANDE SUA FOTO PARA NOSSA COLUNA SOCIAL

CONVERSE CONOSCO - DÊ SUA OPINIÃO - ENVIE SUA MATERIA - MANDE SUA FOTO PARA NOSSA COLUNA SOCIAL

SINDICATO DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ SUL DO PARÁ

SINDICATO DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ SUL DO PARÁ
VEJA....

GRANDE PROMOÇÃO NA VERDES MARES

GRANDE PROMOÇÃO NA VERDES MARES
A Churrascaria e Pizzaria Verdes Mares é tradição desde 1988, com certeza o melhor churrasco e a melhor pizza de Marabá você encontrará aqui....

FILL A FILL - NOVIDADES EM PREÇOS BAIXOS

FILL A FILL - NOVIDADES EM PREÇOS BAIXOS
EM MARABÁ NA AV ANTONIO MAIA 2 LOJAS PARA MELHOR SERVIR VOCÊ

VISITANTES - ULTRAPASSAMOS A MARCA DE SEIS MILHÕES DE ACESSOS - GLÓRIA A DEUS

PATROCINADORES

Pages