Blogger Widgets
A NUMERO 1 - CANTORA PAULA FERNANDES A CAMPEÃ DE VENDAS EM 2011

No topo Paula Fernandes: quase 1 milhão de discos em 2011
Paula Fernandes foi a grande campeã de vendas do primeiro semestre, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Disco. Foram vendidos 850000 CDs e DVDs do seu álbum lançado neste ano — um número impressionante em tempos de falência da indústria fonográfica e de pirataria. É bem mais do que o dobro do segundo colocado, Luan Santana. Desde janeiro, Luan Santana ao Vivo no Rio já vendeu 322700 em todos os formatos.
Por Lauro Jardim

ÔNIBUS DESTRÓI autoescola em Guarulhos

Duas pessoas ficaram feridas no acidente

Um ônibus derrubou uma árvore e destruiu uma autoescola na noite deste sábado na avenida Tiradentes, no centro de Guarulhos.

O motorista e uma passageira foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. O condutor disse ter perdido o controle devido à pista molhada.

GAFE: apresentador erra e 'agradece' Romário

Desafeto de Ricardo Teixeira, o ex-atacante e deputado Romário foi “lembrado” no sorteio das Eliminatórias. O Baixinho não recebeu convite para o evento neste sábado, no Rio de Janeiro, mas apareceu no vídeo que ilustrou a Copa de 94. O ex-jogador, inclusive, foi mencionado pelo apresentador do evento, o jornalista Tadeu Schmidt, do programa “Fantástico”, da Rede Globo.
Ao agradecer a presença de Ronaldo Fenômeno, Tadeu se enrolou:
 “Obrigado, Romário”.
 Nos bastidores, Ronaldo é um colaborador da Copa, especialmente na candidatura de São Paulo.
Manifestantes em frente ao Marina da Glória pedem saída do presidente da CBF
Presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao lado da presidente Dilma Roussef
Neymar participou do sorteio dos países africanos
Ronaldo sorteou os grupos europeus e colocou a Itália em uma chave complicada
com Dinamarca, República Tcheca e Bulgária

FLAMENGO vence Grêmio e dorme na vice-liderança

Ronaldinho marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 e é artilheiro do Brasileirão
Confirmando a boa fase, o Flamengo derrotou o Grêmio por 2 a 0 neste sábado, dia 30, e segue na cola do líder Corinthians. Com a vitória no Engenhão, pela 13ª rodada, o Rubro-Negro chegou aos 27 pontos e vai dormir na vice-liderança do Brasileirão. O Timão segue líder com um ponto a mais depois jogos a menos – neste domingo, o clube paulista joga contra o Avaí, na Ressacada. Para permanecer no segundo lugar na classificação, o Fla terá que secar o São Paulo (terceiro colocado com 25 pontos), que recebe o Vasco também neste domingo, em jogo com transmissão ao vivo da Band.
 Os gols flamenguistas neste sábado foram marcados por Thiago Neves, aos 28 do primeiro tempo, e por Ronaldinho Gaúcho, aos 27 da etapa final e que contou com uma falha do goleiro Victor.
 O jogo
 Logo no começo do duelo, o Flamengo deu a entender que iria para cima do Grêmio. Mas, com três volantes, o Tricolor gaúcho iniciou muito bem postado e, contrariando as expectativas, conseguiu armar bons ataques. Escudero, único armador do time, deu um belo chute na entrada da área aos nove minutos. Aos 16, o atacante Leandro finalizou de dentro da área, após bate e rebate.
 O Flamengo só chegou ao gol adversário, aos 21 minutos. Renato pegou uma sobra e finalizou, mas o volante Adílson salvou. Aos poucos, o Rubro-Negro foi equilibrando a partida. Mesmo muito marcado, Ronaldinho aproveitou um cochilo do zagueiro e fez ótimo cruzamento para Thiago Neves, que desviou para o fundo das redes: Mengão 1 a 0.
 Com o gol, o esquema de três volantes do técnico Julinho Camargo foi por água abaixo. O Flamengo passou a dominar o jogo e, mesmo sem ser brilhante, mostrava mais eficiência que o rival. O Grêmio até tentou nos contra-atques. Em um deles, André Lima desperdiçou com uma arremate sem perigo.
 R10 deixa o dele com a ajuda de Victor
 Mais solto em campo no segundo tempo, Ronaldinho Gaúcho passou a criar suas boas jogadas. Em uma delas, deu uma caneta no zagueiro Mário Fernades, que fez falta no atacante, ignorada pela arbitragem. 
 Pelo lado do Grêmio, buscava mais o ataque pelo lado esquerdo. Lúcio deu bom chute de fora da área e Felipe fez bela defesa, colocando para escanteio.
 No entanto, por mais que a equipe gaúcha tentasse, a qualidade dos dois times era bem distinta. Mesmo assim, o goleiro Victor resolveu ajudar o Flamengo. O arqueiro perdeu a bola para Ronaldinho, que, esperto, deu um toquinho para o gol. Rafael Marques tentou chegar, mas não deu tempo. Melhor para Ronaldinho, que fez seu nono gol no Brasileirão e é artilheiro.
 O comandante gremista Julinho Camargo só depois de ter tomado o segundo gol resolveu colocar seu time mais para frente, com Mithyuê e Marquinhos. Luxa promovou a estreia de Jael. Contudo, o Grêmio tocou a bola, mas não conseguiu entrar na defesa rubro-negra. A noite era mais uma vez de Ronaldinho, cada vez mais carioca.

AMY WINEHOUSE ia adotar uma menina de 10 anos

A cantora Amy Winehouse - encontrada morta em casa, em Londres, no sábado passado, aos 27 anos - ia adotar uma menina pobre de 10 anos, Dannika Agostinho, que conheceu numa viagem ao Caribe. A informação é da edição de domingo do jornal britâncio "Mirror". Segundo a avó da criança, Marjorie Lambert, a cantora já tinha contratado advogados para iniciar o processo de adoção.
- Amy já era minha mãe. Eu a chamava de mãe e ela me chamava de filha. Nós dos divertimos juntas. Eu a amava, ela me amava - disse Dannika.
- Eu não posso acreditar que ela se foi. É a pior coisa que aconteceu comigo.
A avó da menina, Marjorie Lambert, 57 anos, que tem um bar, disse que Amy e a menina passavam o tempo juntas quando a cantora viajava para Santa Lúcia. Segundo o jornal, Amy viajaria para se encontrar com Dannika esta semana.
Na reportagem do "Mirror", Dannika diz que Amy era a pessoa mais incrível que conheceu e que estava "ansiosa para viver com ela".
Amy Winehouse com a menina Dannika, que a cantora ia adotar Foto: Reprodução internet
A avó afirma não saber o que motivo Amy:
- Não sei por que Amy escolheu Dannika entre todas as outras crianças na ilha, mas desde que se conheceream ficaram inseparáveis. Amy costumava implorar: "Eu quero adotar Dannika. Eu quero levá-la para a Inglaterra". Se ela não tivesse morrido, não tenho dúvida que estaria aqui para completar o processo de adoção.
Segundo a avó, a mãe de Dannika, Nadia Germaine, de 31 anos, concordava com a adoção porque não conseguia emprego.
O pai da menina, Vic Augustine, de 35 anos, mora na Alemanha e afirmou ao jornal que foi contactado pela cantora: "Amy me ligou do celular da minha mãe".
- Agredeci por ela cuidar de minha filha e ela disse: "Dannika está cuidando de mim. Eu não poderia viver sem ela. Gostaria de sua permissão para adotá-la" - contou o pai ao jornal.
O bar da avó de Dannika fica perto do Resort Village Cotton Bay, onde Amy esteve várias vezes nos últimos três anos.

DIVISÃO DO PARÁ – O ENCONTRO PELA UNIÃO

Campanha pró-Carajás e Tapajós já põe em alerta os adeptos do “Não”
A movimentação cada vez mais intensa das frentes pela divisão do Pará para a criação dos Estados de Carajás e do Tapajós acionou a luz amarela entre aqueles que desejam se engajar na campanha contra a medida.
Ao longo da semana, os comentários nos bastidores políticos de Belém eram de que a campanha do “Não” estava desarticulada.
Campanha pró-Carajás e Tapajós já põe
em alerta os adeptos do “Não”
O aparecimento de uma frente contra Carajás, comandada pelo ex-secretário de Saúde de Belém Sérgio Pimentel, não dissipou os temores e ainda acabou sendo motivo de preocupação. A avaliação de fontes ouvidas pelo DIÁRIO é de que o grupo de Pimentel, formado até agora apenas por vereadores, teria pouca legitimidade e poderia até passar a imagem de que há um racha entre os partidários da não divisão, enquanto as frentes pró-Carajás e pró-Tapajós têm marchado unidas.
Pimentel garantiu que fará o registro do grupo dele para ter direito ao tempo de rádio e TV - considerado o ponto alto da campanha - e autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para receber doações de financiadores da proposta.
O TSE já publicou uma primeira resolução sobre o plebiscito, que está marcado para 11 de dezembro. O entendimento até agora é de que poderá haver apenas uma frente oficial para defender cada proposta, no total de quatro grupos distintos, cada um com igual tempo nos veículos de massa (sendo dois pela divisão para a criação de Carajás e Tapajós e outros dois para coordenar as campanhas contra).
Caso Pimentel venha mesmo a registrar a frente contra Carajás, caberia a outros grupos políticos registrarem apenas a frente contra Tapajós. Nos bastidores, há quem avalie que ex-secretário de saúde, homem de confiança do prefeito de Belém, Duciomar Costa, não seria um bom nome para encabeçar a campanha. “Falta legitimidade. Ele não tem uma boa imagem e essa frente não reuniu pessoas de peso”, disse uma fonte ouvida na sexta-feira pelo DIÁRIO.
MARCHA LENTA
Além do criticado grupo de Pimentel, o movimento mais forte contra a divisão está sob o comando do chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, mas a campanha ainda não ganhou as ruas como ocorre com o movimento pró-divisão. Coutinho afirma, contudo, que não há motivo para que os que estão aguardando a campanha do “Não” se preocupem. “Não há motivo para agonia e aflição. Estamos na fase de constituir o time. A campanha só começa dia 13 de setembro e agora em agosto vamos definir os detalhes”, disse o chefe da Casa Civil ao ser indagado se não há atraso na mobilização da campanha. Zenaldo garante que o grupo encabeçado por ele fará a campanha contra a divisão do Pará, e não apenas contra a criação de um dos estados. Afirma que as conversas com parlamentares estão adiantadas e promete anunciar ainda nesta semana “nomes de peso” para dar corpo à frente, já registrada em cartório. Coutinho não quis adiantar nomes.
Ele afirma também que três agências de publicidade de Belém já se comprometeram a trabalhar na campanha do Não: a Griffo, de Orly Bezerra, responsável pela campanha de Simão Jatene ao governo do Estado, a Galvão, de Pedro Galvão, que também atuou na propaganda de Jatene ao lado de Bezerra, e a Mendes, que já vinha criando algumas peças. “Elas vão trabalhar gratuitamente. Não precisamos de bengala da Bahia”, disse .

ÁGUAS DO PARAGUAÇU levam o cultivo de maçã e ameixa para a Bahia (Assista o Vídeo)

O maior rio baiano gera empregos, cria paisagens e irriga culturas.
Ele nasce na Chapada Diamantina e deságua perto de Salvador.

O Globo Rural faz uma viagem por três regiões da Bahia: Chapada Diamantina, Caatinga e Recôncavo. É o caminho feito pelo rio Paraguaçu, no seu percurso até o mar. No trajeto, o maior rio totalmente baiano gera empregos, cria paisagens deslumbrantes e irriga culturas nunca vistas na região.
Montanhas imponentes, das mais belas do Brasil, e joias raríssimas encravadas no coração da Bahia. É nesse cenário que começa a viagem pela bacia do rio Paraguaçu. A Chapada Diamantina é a terra dos rochedos gigantes e de águas cristalinas.
O maior rio totalmente baiano tem 614 quilômetros de extensão. Nasce na Chapada Diamantina e deságua perto de Salvador, na Baía de Todos os Santos. Sua missão é dar ao homem a riqueza de suas águas.
Para ver onde o Paraguaçu começa, viajamos até o município de Barra da Estiva. Nosso destino é o Morro do Ouro, uma área conhecida como “Cocal”. É onde fica a nascente, o trecho oculto do rio Paraguaçu.
É difícil imaginar que o Paraguaçu brota ao lado de um pasto abandonado. Na nascente, o Paraguaçu quase cabe na palma da mão. É interessante saber que essas águas, que começam tão tímidas, cruzam três regiões importantes da Bahia, matam a sede, a fome, distribuem riqueza, abastecem mais de dois milhões e meio de baianos.
Aos poucos, o filete d'água vai dando forma a um pequeno córrego. Mais adiante o Paraguaçu já ganha porte de um riacho, correndo ao lado ao lado da área abandonada.
Admo da Conceição é um pequeno empresário, uma espécie de protetor do primeiro trecho do Paraguaçu. Comprou a velha fazenda de café só para preservar a nascente. “Eu arranquei esse café e no lugar disso deixei, abandonei. Porque eu gosto da natureza, eu gosto da água, ninguém tem o direito de destruir uma nascente que uma vez morta nunca mais ela existe”.
O rio mal começa e vai logo distribuindo suas águas. Ao lado da primeira ponte funcionava uma pequena adutora, que ajuda no abastecimento do município de Barra da Estiva.
Vinte quilômetros adiante encontramos o agricultor Jonas Braga cuidando do seu cafezal. Quando chove bem, ele chega a colher até cem sacas por safra, mas quando a chuva falta é prejuízo certo. “Tem dia assim, joelho no chão, peço a deus para ver essa água do Paraguaçu chegar aqui para a gente fazer uma irrigação, ficar tudo molhado, bonito”.
Basta um pivô para o sonho do agricultor se realizar. Em uma fazenda de Mucugê, oito pivôs molham o cafezal com a água do Paraguaçu. Até a floração das plantas, eles funcionam 20 horas por dia. Depois que os grãos se formam a carga de água diminui. A despesa também.
No fim da tarde os pivôs centrais são desligados. Porque entre as seis e nove da noite, horário de maior pico no consumo, os produtores pagam uma energia muito cara, pagam até dez vezes mais que o preço normal.
Água para irrigação, altitude que chega a mil e cem metros, temperatura baixa para os padrões do nordeste. Com essas condições, a produtividade não deve nada a regiões tradicionais de café: 60 sacas por hectare.
A barragem do Apertado, uma represa de 25 quilômetros de extensão, abastece o perímetro irrigado da região. O curioso é que esse volume vem de um Paraguaçu ainda menino.
Evilásio Fraga, é agrônomo e um dos diretores do Comitê da Bacia do Paraguaçu. A entidade é administrada pelo governo, com a participação da sociedade civil, e foi criada para preservar a barragem e controlar o uso da água. “Nós temos essa preocupação muito grande em estar aplicando a água de forma que ela possa atingir o melhor resultado de utilização possível, sem perdas”.
Quando o comitê foi instituído, 170 mil hectares de 80 fazendas já vinham sendo irrigados pelas águas do Apertado.
Os produtores querem aumentar o plantio e para isso criaram a Agropolo, uma associação que se propõe a usufruir da água e, ao mesmo tempo, fiscalizar. Dizem que estão dispostos a produzir preservando.
“Hoje deve estar sendo utilizada para agricultura em torno de 20% da área do polígono, então temos 80% aí que seria reserva, lagos, povoados, mas todas as fazendas que estão no Agropolo já tem praticamente separados os 20% da reserva”, afirma Orlando Feiler, diretor do Agropolo.
O carro-chefe do agronegócio é a batata. Só uma fazenda tem dois mil hectares irrigados e produz 90 mil toneladas por ano. Grande parte do abastecimento de batata do nordeste sai de lá.
A produção é responsável por 700 empregos diretos. O tratorista João Neto é baiano da Chapada e passou seis anos trabalhando de pedreiro em São Paulo. Quando soube da batata em sua terra, não pensou duas vezes. “Meu pai me ligou e disse que tinha umas empresas gerando emprego e que estava uma benção para fichar as pessoas. Aí eu cheguei num dia, no outro dia já estava lá no escritório da firma pedindo emprego. Foi fácil”.
O novo pólo agrícola de Mucugê recentemente ganhou um reforço. Uma indústria transforma parte da produção do campo em batata palito, congelada. São 15 mil toneladas por ano, por enquanto.
Onde só produzia café, milho e feijão, agora tem lavouras que essas terras não conheciam. O povo da região costuma dizer que as águas do Paraguaçu estão produzindo um milagre.
A maçã é uma fruta de clima temperado, que precisa de frio em grande parte do ano. Por isso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os grandes produtores nacionais.
O holandês Theodorus Daamen já tinha feito experiências em outras regiões nordestinas, mas não deram certo. Quando descobriu a Chapada Diamantina e as águas do Paraguaçu, tudo mudou.
A região, que tem sol forte durante o dia, tem noites frias e altitude acima de mil metros. São essas as condições que Theodorus precisava para desenvolver uma variedade especial de maçã. “Essa variedade, a Eva, já pode florescer com 150 horas de frio, em temperatura abaixo de 7°C, acumulada durante o inverno”.
Uma combinação perfeita: variedade, solo, clima e muita água. Equilíbrio até no sabor. Quatro safras de maçã já foram colhidas e a cada ano a produtividade aumenta.
“O nosso pomar está em formação, a nossa projeção é que ele atinja, daqui a três anos, a estabilidade com 40 toneladas por hectare”, afirma Mauro carneiro, diretor da Bagisa.
Onde brota a maçã, brota também a ameixa. São culturas muito parecidas, que se desenvolvem no mesmo clima. Gente que nem conhecia a fruta foi treinada para trabalhar no pomar.
ASSISTA
 

CONCURSOS - 16 órgãos abrem inscrições para mais de 2 mil vagas na segunda

Entre órgãos estão Marinha, TRT de Sergipe e Procuradoria do Ceará.
Os salários chegam a R$ 21.766,15 no TRF de SP e MS.
Pelo menos 16 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (1º) para 2.119 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.766,15 no TRT da 3ª Região, que tem jurisdição nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Os órgãos que abrem inscrições são os seguintes: Câmara Municipal de Colatina (ES), Fundação Vunesp, Marinha, Prefeitura de Braúnas (MG), Prefeitura de Carinhanha (BA), Prefeitura de Conceição (PB), Prefeitura de Ipiranga do Norte (MT), Prefeitura de Nova Olinda (PB), Prefeitura de Paraíba do Sul (RJ), Prefeitura de Pindamonhangaba (SP), Prefeitura de Primavera do Leste (MT), Prefeitura de Recreio (MG), Prefeitura de União de Minas (MG), Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará, Tribunal Regional Federal da 3ª Região e Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Sergipe).
ACOMPANHE TODOS OS EDITAIS


COPA DO MUNDO - Acompanhe o sorteio das eliminatórias para a Copa de 2014 na Marina da Glória

Começou às 15h, na Marina da Glória, a solenidade do sorteio dos grupos das eliminatórias para o Mundial de 2014, no Brasil. Os mestres de cerimônia são o jornalista Tadeu Schmidt e a apresentadora Fernanda Lima, ambos da TV Globo. O evento começou com a exibição de um vídeo exaltando as belezas naturais do Rio.
- A Fifa confia no Brasil - declarou o presidente da entidade, Joseph Blatter, em seu discurso de abertura, em inglês, depois de ter feito a saudação às autoridades em bom português.
A presidente Dilma Rousseff enfocou seu rápido discurso nos avanços que o país tem conquistado em diversáas áreas.
- Hoje o Brasil é admirado muito mais do que por seu futebol, sua música e suas festas populares. Vocês todos encontrarão um país muito bem preparado para sediar a Copa do Mundo. Estamos fazendo a nossa parte para que a Copa de 2014 seja a melhor de todos os tempos. Estejam certos de que esse novo Brasil estará pronto para encantar o mundo em 2014. Os que nos derem o privilégio de nos visitar terão a oportunidade de conhecer um povo alegre, generoso, soidário e que sabe receber os outros de maneira calorosa. Sejam bem-vindos ao Brasil - afirmou a presidente.
O primeiro sorteio da tarde foi feito pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. E definiu os cruzamentos entre os continentes na repescagem: Ásia x América do Sul e Concacaf x Oceania ( clique aqui e leia mais ). Em seguida, subiram ao palco o capitão do pentacampeonato, em 2002, Cafu, e a jovem sensação do futebol brasileiro, Neymar.
- Se tu fizeres o mesmo que contra o Flamengo na quarta-feira, tua vaga está garantida, tá? - brincou a apresentadora Fernanda Lima, dirigindo-se a Neymar, que participou com Cafu, do sorteio dos grupos das eliminatórias da África.
Em seguida, o ex-craque Zico e Lucas, revelação do São Paulo, sortearam a formação dos grupos da Ásia.
- O equilíbrio hoje é muito grande. Mas o Japão vai estar na Copa, sim - disse Zico, indagado se teria dado sorte ao país, com o qual tem fortes relações pelo trabalho que já realizou lá.
O sorteio da Concacaf (Américas do Norte, Central e do Caribe) teve as participações do tetracampeão Bebeto e do garoto Lucas Piazon, de 17 anos, já negociado pelo São Paulo com o Chelsea. Antes dele, apresentaram-se no palco a cantora Ana Carolina e o cantor Ivan Lins. E depois o show musical foi dedicado à Bossa Nova, com Daniel Jobim sendo acompanhado, no telão, por imagens de uma gravação histórica de 1967 de um dueto entre o pai dele, o maestro Tom Jobim, e o cantor americano Frank Sinatra.
Zagallo e o jogador do Vasco Felipe Bastos sortearam as chaves da Oceania.
- A Copa de 50 tinha que dar uma esquecida, porque foi o único país que perdeu (uma final) em casa e está na hora de mostrar o nosso valor e conquistar o hexa. Vamos vencer mesmo, desculpem os que não são brasileiros, mas o Brasil vai ganhar mais uma - disse Zagallo, campeão mundial em 58 e 62 como jogador, em 70 como técnico e em 94 como coordenador.
Antes do sorteio dos grupos da Europa, o último, Ivete Sangalo "acelerou" a plateia com alguns de seus hits, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
O sorteio mais esperado, o da Europa, foi feito pelo jogador do Santos Paulo Henrique Ganso e pelo maior artilheiro das Copas, Ronaldo Fenômeno. As bolinhas indicaram um confronto de gigantes no grupo I: a campeã do mundo Espanha está na mesma chave da França, campeã em 1998.
A tabela de jogos das eliminatórias da América do Sul foi divulgada antes do início da cerimônia. O continente não tem sorteio porque é disputado em sistema de todos contra todos, em turno e returno. Em cada rodada uma seleção ficará de folga, já que são nove disputando o torneio. Na primeira rodada a Venezuela é o time que não joga. Argentina e Uruguai se enfrentam na nona rodada, no Uruguai, e na penúltima rodada, na Argentina. Na rodada final, os dois saem para enfrentar Chile e Bolívia, respectivamente
O sábado de sol foi também de fortes rajadas de vento, no início da tarde, que chegaram a assustar quem chegava à solenidade. A ventania derrubou vários tapumes no caminho do centro de mídia e rasgou uma lona perto das cabines de imprensa.
Cerca de mil manifestantes fizeram passeata e protesto em frente à Marina da Glória, contra a organização da Copa e das Olimpíadas. O movimento foi organizado por grupos que se dizem "contra o desperdício do dinheiro público"
O evento teve custo de R$ 30 milhões, divididos entre os governos estadual e municipal. Como anfitrião, o Brasil está classificado. As outras 31 vagas para o Mundial serão disputadas por 166 países.
Allan Caldas, Carlos Eduardo Mansur, Fábio Juppa, Jorge Luiz Rodrigues e Pedro Motta Gueiros

MEDIDA ALTERNATIVA - Vereadora tenta reduzir brigas e vandalismo distribuindo pirulito para beberrões

Pirulitos distribuídos a arruaceiros
Qual a arma mais eficiente contra arruaceiros alcoolizados? Pirulito. Sim, o bom e velho pirulito, pacificamente. Uma experiência em Victoria, cidade de 330 mil moradores e capital da Columbia Britânica, no Canadá, está combatendo a violência de adultos com o doce típico de crianças.

A ideia bem-sucedida foi da vereadora Charlayne Thornton-Joe. Como as formas tradicionais de prevenção não estavam funcionando, ela pegou o marido, pediu ajuda da polícia e foi para as ruas. O primeiro teste com a distribuição de pirulitos aconteceu no início do mês no Canada Day, grande evento que reúne multidões nas ruas e é marcado por muitas confusões, principalmente depois que os bares fecham.

- Tinha ouvido sobre experiências alternativas no Reino Unido e resolvi tentar em Victoria - explica Charlayne, que está no terceiro mandato, à Revista O GLOBO. - Há muito tempo faço pesquisas na área do comportamento social. E decidi usar os pirulitos como forma de conter os beberrões nas ruas. As pessoas gostam de receber coisas grátis. É assim que começa a funcionar. E é difícil um cara bancar o valentão com um pirulito na boca.
A vereadora de uma cidade no Canadá está à frente de uma força-tarefa criada em 2009 para acabar com brigas, vandalismo, baderna e os famosos mijões em vias públicas - dos dois sexos. Depois de muitas reuniões e diversas campanhas que não apresentaram os resultados desejados, a comissão se rendeu ao pirulito, que é patrocinado por empresas que anunciam em eventos da prefeitura. Mais de dez mil já foram distribuídos nas áreas mais turbulentas de Victoria.
- O efeito é imediato. Quando a pessoa põe o pirulito na boca, ela deixa de gritar e fica mais calma. Mas o pirulito não é o único responsável pela queda nos índices de violência em Victoria. Ele é parte de uma engrenagem de política pública - diz ela, reconhecendo que o açúcar da guloseima é um elemento pacificador importante na empreitada.
O próximo passo de Charlayne é convencer a polícia local a abraçar oficialmente o projeto e tornar obrigatória a distribuição de doces em bares e táxis. Autoridades acreditam, entretanto, que os policiais terão muita resistência em colocar no cinto, ao lado da arma, alguns pirulitos coloridos. Pode abalar a fama de macho man dos integrantes da corporação.

Fernando Moreira

GASTOS PÚBLICOS DESNECESSÁRIOS - Como Dnit, outros áreas do governo precisariam de faxina

BRASÍLIA - Se a presidente Dilma Rousseff fosse faxinar todos os cantos do governo onde a ingerência política contamina a gestão, permitindo, inclusive, a proliferação de bilionários aditivos nas obras públicas, a limpeza teria que ir além dos Transportes. Órgãos estratégicos como o Banco do Nordeste (BNB), a Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) protagonizam disputas por poder entrelaçadas a graves falhas de gestão, que abrem a porta a irregularidades.
Outros, como as superintendências de Desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste (Sudam e Sudene), além do Banco da Amazônia (Basa), são alvos de acirrada disputa entre caciques partidários da base aliada, mas a presidente está segurando as indicações políticas até agora.

Embora tenha tentado emplacar um técnico de Santa Catarina para presidir o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com o aval de Dilma, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teve de ceder à pressão do PT cearense e aceitar a indicação para o cargo de Jurandir Santiago, afilhado político do deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE).
Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF), Santiago comandava a Secretaria de Cidades do governo cearense antes de assumir o banco. Deixou a pasta sob suspeita do Ministério Público do Ceará, que investiga desvio de verbas públicas para a construção de banheiros em comunidades pobres do estado. As apurações mostraram que o dinheiro foi desviado, por meio de convênios, para entidades fantasmas ou que, embora funcionem, não fizeram as obras.
Sob suspeita, 56 convênios no CE
Estão sob suspeita 56 convênios de 2010 do governo cearense para obras em 37 municípios. Como secretário, Santiago assinou ao menos sete, cujos valores foram transferidos a entidades ligadas a parentes e funcionários do ex-presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Teodorico Menezes, que se afastou do cargo em meio à crise. A promotoria pretende ouvir o presidente do BNB esta semana. Será pedida a quebra do sigilo fiscal e bancário dos envolvidos, de acordo com o promotor Eloilson Landim, responsável pelo caso.
Maria Lima, Roberto Maltchik e Fábio Fabrini

DENÚNCIAS GRAVES - Irmão de líder do governo, Jucazinho diz que só tem bandido na Conab e acusa ministro da Agricultura

Demitido da direção da Conab depois de ser acusado de autorizar um pagamento para uma suposta empresa de fachada, Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), denunciou que há um esquema de corrupção e desvio de recursos na companhia estatal maior do que os escândalos do Dnit
.
Em entrevista à revista Veja , Jucá Neto, o Jucazinho, diz que na Conab "só tem bandido" e acusa o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, de envolvimento em irregularidades, embora admita que não tem como provar. O ministro nega participação e desqualifica as acusações. Oscar Jucá Neto foi exonerado na quarta-feira .
Segundo Jucazinho, depois de demiti-lo, Rossi o teria chamado para uma conversa em que ofereceu uma compensação pela perda do cargo. Conforme relatou à revista, na conversa, o ministro teria dito que ele teria "participação em tudo". Jucazinho alega ter entendido que a oferta era de propina.
"O ministro sugeriu que eu pensasse na possibilidade de mudar de cargo e disse num tom de voz enigmático: fica tranquilo que você vai participar de tudo".
Jucazinho disse que não aceitou a proposta. E afirmou, segundo a revista: "Ali só tem bandido e não vou trabalhar com bandidos."
A reportagem de Veja informa que a entrevista foi feita em três ocasiões diferentes e durou, no total, seis horas. Entre os casos narrados por Jucazinho está o da empresa Caramuru Alimentos. A empresa teria uma dívida judicial de R$ 14,9 milhões, mas segundo Jucazinho o procurador-geral da Conab, Romulo Gonsalves, lhe informou que o pagamento seria de R$ 20 milhões. A diferença, segundo Jucazinho, seria repartida entre autoridades do ministério.
"Corrupção? Com certeza. Se eu fosse a Presidente da República demitiria todo mundo lá. Por que alguém iria majorar o valor de uma dívida para beneficiar uma empresa?" disse à revista.
O segundo caso relatado pela revista se refere à venda em janeiro deste ano de um terreno da Conab em Brasília. Ele foi leiloado por R$ 8 milhões, mas valeria muito mais. O comprador é vizinho do senador Gim Argelo do PTB. Na entrevista, o irmão do líder do governo ainda afirma que Rossi está no ministério por indicação do vice-presidente Michel Temer. No ministério, relata Jucazinho, Rossi "faz o que Temer manda".
"Deve proporcionar ao vice-presidente muita coisa boa que eu com certeza não proporcionaria".
Segundo a reportagem, a demissão de Jucazinho teria provocado uma dura discussão entre Temer e o senador Romero Jucá. A assessoria do vice-presidente informou que ele não vai comentar as acusações e que as explicações seriam dadas pelo ministro da Agricultura.
Por meio de sua assessoria, o ministro Wagner Rossi divulgou uma nota repudiando todas as afirmações de Jucazinho, que segundo ele são falsas. Ele garante que nenhum acordo extrajudicial entre o ministério ou a Conab com empresas privadas foi aprovado durante sua gestão. Sobre o terreno da Conab, o ministro aponta que o negócio foi feito em leilão público.
"Repudio as falsas acusações atribuídas ao ex-diretor financeiro da Conab Oscar Jucá Neto em reportagem da revista Veja, neste final de semana. Todas as informações relativas aos dois processos mencionados na reportagem foram colocadas à disposição da revista, que optou por ignorar as explicações do Ministério da Agricultura.", diz Rossi no texto.
Abaixo, a íntegra da nota:
Brasília (30/07/2011) - "Repudio as falsas acusações atribuídas ao ex-diretor financeiro da Conab Oscar Jucá Neto em reportagem da revista Veja, neste final de semana. É lamentável que um veículo de imprensa abra suas páginas para um homem afastado do serviço público exatamente por acusações de irregularidades levantadas por esta mesma revista.
Quanto às insinuações de ilegalidades em vendas de imóveis e pagamentos de decisões judiciais, esclareço:
1. Nenhum acordo extrajudicial foi fechado durante minha gestão à frente da Conab ou do Ministério da Agricultura com qualquer empresa privada. A única exceção foi o pagamento, à minha revelia, feito justamente pelo senhor Oscar Jucá Neto. E exatamente este caso levou-me a tomar medidas, juntamente com a Advocacia Geral da União, para bloquear o pagamento na Justiça.
2. O terreno citado na reportagem, situado no Setor de Clubes Norte e de propriedade da Conab, foi vendido em leilão público. A avaliação feita pela Caixa Econômica Federal estipulou o preço do imóvel em R$ 8,030 milhões. O preço arrematado em concorrência pública foi de R$ 8,1 milhões. A alegação de que o terreno foi vendido por um quarto do valor, como aponta Veja, é infundada. Além disso, diferentemente do que informa a revista, a operação de venda do terreno não foi realizada durante a minha gestão.
3. A decisão judicial que beneficia a Caramuru Alimentos transitou em julgado em abril deste ano. Os cálculos foram determinados pela Justiça e não pela Conab. Portanto, o pagamento a ser feito respeitará a determinação do juiz e não aquilo que um diretor da Conab, qualquer que seja ele, acredite ser possível fazer. Nenhuma tentativa de antecipar este pagamento chegou a meu conhecimento. E, caso isso ocorresse, não se efetivaria.
4. Todas as informações relativas aos dois processos mencionados na reportagem foram colocadas à disposição da revista, que optou por ignorar as explicações do Ministério da Agricultura.
5. Coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento adicional sobre este caso a fim de demonstrar a transparência e lisura da minha gestão. Desde que passei a tomar medidas saneadoras e promovi mudanças administrativas, sabia do risco de desagradar pessoas e sofrer retaliações injustas. Como acontece agora. Mas isso não vai mudar minha atuação como homem de governo".
Wagner Rossi



VICE-LÍDER INVÍCTO - Ronaldinho Gaúcho volta a marcar e Flamengo bate o Grêmio

Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves comemoram na
vitória sobre o Grêmio (Jorge William)
Após a épica vitória sobre o Santos, na quarta-feira, o Flamengo voltou a campo neste sábado, para enfrentar o Grêmio. O show da Vila Belmiro não se repetiu, mas Ronaldinho Gaúcho foi novamente decisivo e, em dois lances, matou o jogo. Ele deu o passe para o gol de Thiago Neves e marcou o segundo, após falha bisonha de Victor, na vitória por 2 a 0. E o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo segue como o único invicto no Brasileirão, para alegria dos torcedores que foram em peso ao Engenhão.
No intervalo do jogo, perguntado sobre o reencontro com o Grêmio, clube que o revelou, o camisa 10 do Flamengo disse:
- Normal, nada de especial.
Até sofrer o gol, foram do Grêmio as duas melhores chances do primeiro tempo. Aos oito minutos, o argentino Escudero entrou em velocidade na área, driblou dois e chutou por cima do gol de Felipe. Quator minutos depois, Escudero tocou para Leadnro
Ronaldinho levantou o público pela primeira vez aos 4 minutos, quando, da lateral esquerda, lançou Léo Moura, do outro lado do gramado.
O maior erro do time gaúcho na etapa incial foi marcar Ronaldinho à distância, aos 28 minutos. Mário Fernandes foi fintado e assistiu ao passe preciso do camisa 10 da Gávea. Passe esse que Thiago Neves agradeceu de cabeça, abrindo o placar. E a torcida, que ensaiava algumas vaias, foi â loucura com o cruzamento de Ronaldinho e o gol de do camisa 7.
Com a torcida empurrando, o time de Vanderlei Luxemburgo tentou partir pra cima do rival, após o gol. Mas, nos acréscimos, o Grêmio poderia ter empatado. Leandro foi derrubado na área por Júnior César, mas o juiz ignorou o pênalti.
Aos 8 minutos, outra jogada genial de Ronaldinho. Ronaldinho dá o drible da vaca em Mário Fernandes na área, é derrubado, pede pênalti, mas árbitro nada marcou.
O Grêmio ainda chegou com perigo aos 21, com um chute cruzado de Lúcio, que Felipe espalmou para escanteio.
Mas o time dirigido por Julinho Camargo não aprendeu a lição de que não se pode bobear com Ronaldinho Gaúcho. Aos 27 minutos, Victor tentou driblar o artilheiro do Brasileiro, na área. Resultado? O camisa 10 da Gávea roubou a bola e tocou para o fundo da rede, marcando o nono gol na competição. E a festa no Engenhão só fez aumentar.
Aos 35 minutos, Williams levou o terceiro cartão amarelo e não enfrentará o Cruzeiro, na próxima rodada. Três minutos depois, Thiago Neves, muito aplaudido, deixou o jogo, e foi substituído pelo estreante atacante Jael.
Daí até o final, o Flamengo só administrou a vantagem para comemorar a sétima vitória em 13 jogos no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Renda e público: R$ 780.450,00 / 24.467 pagantes / 28.793 presentes
Cartões amarelos: Saimon e Fábio Rochemback (GRE); Welinton e Willians (FLA)
FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Aírton (Fierro 35'/2ºT), Willians, Renato e Thiago Neves (Jael 38'/2ºT); Ronaldinho e Deivid (Bottinelli 24'/2ºT) - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
GRÊMIO: Victor, Saimon, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Adílson (Marquinhos 34'/2ºt), Fábio Rochemback e Escudero (Mithyuê 34'/2ºT); Leandro (Lins 24'/2ºT) e André Lima - Técnico: Julinho Camargo

ESPAÇO CULTURA - Saiba o que rolou no PARÁ no último de semana - ASSISTA

VEJA O VÍDEO - ESPAÇO CULTURAL NO PARÁ


  

RESERVADO

JN NO AR mostra situação caótica de ligações rodoviárias do Pará

VEJA O VÍDEO
Segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mais de 70% das rodovias do estado estão em condição ruim ou péssima.
A crise no Ministério dos Transportes levou o a equipe do JN no Ar a investigar a situação das estradas brasileiras. A viagem começa no Norte do país, mais precisamente no sudeste do Pará. O estado tem as piores ligações rodoviárias do Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes.
A equipe de reportagem percorreu três rodovias e encontrou uma situação de abandono: pistas sem sinalização, buracos grandes demais, que representam risco para os motoristas.
O TCU identificou superfaturamento em trechos de rodovias do Pará que passam dos R$ 33 milhões. Mais da metade das rodovias paraenses são consideradas ruins ou péssimas pela Confederação Nacional dos Transportes.
A equipe saiu de Brasília com destino a Marabá. Foram 1.185 quilômetros em uma hora e quarenta minutos, no avião do JN no Ar.
Às 5h duas equipes saíram de Marabá. Uma seguiu pela BR-230 e a outra pela BR-155. Já na saída da cidade, ainda escuro, movimento na estrada. Os buracos fazem o carro da segunda equipe saculejar. As poucas placas de sinalização estão encobertas pelo capim alto. Acostamento não existe. E uma carroceria de caminhão aparece abandonada no meio da pista.
O dia amanhece, jogando luz pelo estado precário da estrada. Um trecho da rodovia se tornou pista de mão única por causa de uma cratera no meio da rodovia. Motoristas ignoram o risco e passam em alta velocidade.
“A estrada que a gente tem é essa daqui. Não tem acostamento, não tem nada”, diz um motorista.
A rodovia ocupa a quarta posição no ranking das piores ligações rodoviárias do país, segundo a Confederação Nacional dos Transportes. Os caminhões são obrigados a trafegar em ziguezague.
Seu Valdir viajava com a família. Foi desviar de um buraco, e caiu em outro. Por sorte, um borracheiro parou para ajudar. “Prejuízo porque perdi um pneu, estou viajando já com pouco dinheiro e agora tenho de comprar outro pneu”, conta.
Outro motorista se arrisca andando com o pneu furado até encontrar um socorro. É que parar pode ser perigoso.
Um posto de fiscalização era da Polícia Militar do Estado do Pará, mas depois que a estrada entrou para a malha rodoviária federal, ele foi desativado e, até hoje, está abandonado. O processo de federalização da rodovia não terminou. Por isso, a estrada está sem lei.
“Policial rodoviário não existe. Se você pedir um socorro, não adianta, não em canto nenhum”, afirmou o caminhoneiro Cornélio José Leite.
“A gente tenta fazer o alcance da polícia chegar em toda a rodovia, mas sem material humano não tem condições. Com a não conclusão do processo de federalização, a gente não pode atuar”, declarou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Carlos Alberto Rodrigues.
Só quem frequenta esse posto é o seu Mateus, o vigia. “Minha profissão é açougueiro”, ele revela.
A BR-222 é a pior ligação rodoviária brasileira, de acordo com a CNT. Mas o asfalto está conservado. Motoristas como Seu Francisco, que teve o caminhão quebrado, reclamam do acostamento nada seguro. “Aqui é perigoso porque o acostamento é estreito”.
No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal registrou 114 acidentes com 9 mortes no trecho entre Marabá e Dom Eliseu. Não há balanças para os caminhões e as obras de manutenção foram suspensas com a crise no Ministério dos Transportes.
Na BR-230, a Transamazônica, a equipe escolhe o caminho com muito cuidado. A ilegalidade impera e muitos motoristas acabam pegando a contramão e o acostamento. Há obras em alguns trechos e uma placa traz um aviso desalentador: apesar de tudo, a estrada ainda vai piorar.
O asfalto da BR-155 acabou. É possível perceber que a via não recebe uma obra de manutenção há muito tempo. O transito de veículos pesados agrava ainda mais as condições da pista.
Entraves burocráticos, má conservação, insegurança. As rodovias paraenses são hoje o reflexo mais profundo do abandono.
O avião do JN no Ar vai agora para Minas Gerais mostrar a BR-381, no trecho que liga Minas Gerais até o Espírito Santo. É a rodovia que mais mata no Brasil. O edital de licitação para duplicação dessa rodovia foi suspenso depois dos escândalos de corrupção no Ministério dos Transportes. A Rede Globo Minas vai dar apoio à equipe do JN no Ar.
Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, mais de 70% das rodovias do Pará estão em condição ruim ou péssima.
 
ASSISTA

DIVISÃO DO ESTADO- TSE publica minutas das resoluções para Plebiscito no Pará

Na próxima segunda-feira (5) de agosto uma audiência pública no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá discutir as minutas das resoluções que irão nortear o Plebiscito que será realizado em dezembro no Pará
 As minutas trazem as regras que devem ser seguidas pelas frentes que defenderão o desmembramento ou a manutenção do Estado da forma como está hoje.
Além das normas a serem obedecidas pelas frentes durante a campanha para o Plebiscito, também foram divulgadas no site do TSE (e estão disponíveis para consulta), as minutas que tratam do calendário eleitoral; propaganda eleitoral; arrecadação e prestação de contas das frentes nos plebiscitos; atos preparatórios nos plebiscitos, a recepção de votos, as garantias eleitorais, justificativa eleitoral, a totalização e a proclamação dos resultados, e a diplomação; representações, reclamações e pedidos de resposta previstos na Lei nº 9.504/97; cerimônia de assinatura digital e fiscalização do sistema eletrônico de votação, do registro digital do voto, da votação paralela e dos procedimentos de segurança dos dados dos sistemas eleitorais; cédulas oficiais de uso contingente para os plebiscitos; formulários a serem utilizados nos plebiscitos; pesquisas eleitorais e apuração de crimes.
 Ao todo, 10 minutas de resolução serão debatidas durante a audiência pública.
Entenda - O Plebiscito irá consultar todos os eleitores paraenses sobre o desmembramento do Pará para a criação de outras duas Unidades da Federação: Carajás e Tapajós.
Com informações do TSE

TELEVISÃO - Menos de dois meses após trocar a Band pela Record, DATENA dá meia volta

Band fala apenas em 'negociação'; retorno do apresentador ao Morumbi já é dado como certo
"Até um dia." Foi assim, como numa despedida, que o apresentador José Luiz Datena encerrou a edição desta sexta-feira de Cidade Alerta, jornalístico mundo-cão que voltou a comandar na Record há pouco mais de um mês, quando retornou à emissora após oito anos na Band. Agora o apresentador - conhecido por seu estilo sensacionalista e sua pouca afeição aos contratos, cujas rescisões já lhe valeram multas milionárias, até hoje não pagas - se prepara para fazer o caminho inverso: voltar para a Band.

A informação é dada como certa na emissora do Morumbi, que oficialmente reconhece apenas a "negociação" com o apresentador. A Record, que dois meses atrás havia se disposto a perdoar a dívida contratual assumida por Datena ao deixar o canal, em 2003, também não se pronuncia a respeito. Mas, depois do "Até um dia" desta sexta, é quase certo que Datena será anunciado de novo na Band já na próxima semana, e que volte a comandar o também mundo-cão Brasil Urgente, hoje com Luciano Faccioli.

A meia-volta de Datena seria motivada pela falta de liberdade sentida pelo apresentador na Record. Pelas regras da emissora, ele não poderia reclamar no ar da forma como costumava fazer na Band.

PELÉ CRITICA ATAQUE DE TEIXEIRA A INGLESES

Na coletiva em que foi oficializado embaixador da Copa, Rei do Futebol considera desnecessária a atitude do presidente da CBF
Pelé criticou a postura do presidente da CBF Ricardo Teixeira, que entrou em conflito com jornalistas ingleses nesta sexta-feira. O Rei do Futebol achou desnecessário o bate-boca. Os comentários foram feitos na coletiva em que Pelé foi oficializado como embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014.
“Isso não é bom para o Brasil. Infelizmente, algumas pessoas falam mais do que sabem. A controvérsia não é boa para o Brasil. Pode ter sido uma confusão, um mal-entendido”, comentou.
Teixeira, que também acumula a função de presidente do Comitê Organizador local da Copa, chamou os ingleses de “corruptos” e os mandou "para o inferno”, após ser questionado sobre supostos casos de corrupção na Fifa. 
Pelé também alfinetou o dirigente ao responder sobre o fato de não ter sido convidado pela CBF para o sorteio das Eliminatórias, que acontecerá sábado, no Rio. 
“Só vou na sua casa se você me convidar. A CBF tem um presidente, o Ricardo Teixeira, e é ele quem decide quem vai convidar ou não. Mas, assim como todos os brasileiros, vou seguir trabalhando pela promoção do Brasil.”

ACUSAÇÃO – Ricardo Teixeira chama ingleses de CORRUPTOS

Charles Sale, repórter do Daily Mail, foi repreendido por Rodrigo Paiva, assessor da CBF, após o ocorrido
dia antes do sorteio das Eliminatórias da
Copa nesta sexta-feira Antonio Scorza
Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, negou, na tarde deste sábado, na Marina da Glória, uma entrevista a Charles Sale, repórter do jornal “Daily Mail”, após dizer que os ''ingleses são corruptos''.

Sale pediu para entrevistar Teixeira, enquanto o mesmo caminhava pelas instalações da Marina da Glória, local que receberá neste sábado, o sorteio das Eliminatórias da Copa de 2014. O presidente da CBF e do COL perguntou qual era a sua nacionalidade e após a resposta do jornalista, que é inglês, não titubeou: “Vocês são corruptos”.

Após o ocorrido, Sale foi repreendido por Rodrigo Paiva, assessor da CBF. “Você tem de ser mais educado”, disse Paiva.
Teixeira afaga Dilma Rousseff
Na tarde desta sexta-feira, foi oficialmente dado o pontapé inicial para o sorteio das Eliminatórias da Copa, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Em um auditório bem mais cheio do que o habitual, Ricardo Teixeira e Orlando Silva, ministro do Esporte, tentaram claramente afagar a presidenta Dilma Rousseff, que tem conhecidas restrições ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014.

Com um pronunciamento escrito em um papel, Teixeira agradeceu o 'apoio incondicional' da presidenta. Silva, que serve como um mediador na gelada relação entre Dilma e Ricardo, ilustrou a dedicação de Dilma ao mencionar que ela virá ao evento direto de uma viagem internacional. “Trabalharemos em silêncio”, disse um enigmático Teixeira.
Houve espaço para gafe
Ao enumerar as vantagens da Copa do Mundo para o país, o cartola disse que os Centro de Treinamento para Seleções (CTS) colocarão '21 dos 20 estados brasileiros' no mapa do Mundial. Na realidade, o Brasil é composto por 26 estados mais o Distrito Federal.

Compondo a mesa estavam o prefeito Eduardo Paes e Marcia Lins, secretária de Esporte e Lazer do Rio.

A ausência de autoridades foi sentida. Do primeiro escalão, apenas estiveram na cerimônia o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e José Fortunatti, prefeito de Porto Alegre.


INCÊNDIO queima 900 mil litros de álcool em Embu

Incêndio atingiu uma fábrica de combustíveis na
 noite desta sexta-feira / Foto: Cristiano Novais
Aproximadamente 900 mil litros de álcool foram queimados na região de Embu, na Grande São Paulo. Cerca de 70 homens do Corpo de Bombeiros tentam controlar as chamas com o apoio de 23 viaturas.

O fogo começou às 20h15 desta sexta-feira, na Estrada São Judas, no bairro Parque Esplanada. Segundo os bombeiros, a tática usada será a de resfriamento dos tanques, já que o incêndio nesses locais só se extinguirá quando acabar todo o combustível, o que pode durar dias.

Ainda de acordo com os bombeiros, alguns tanques de combustíveis tratam-se de solvente. A empresa fica próximo a Rodovia Régis Bittencourt, no quilômetro 276, sentido São Paulo. As pistas da Rodovia ficaram totalmente bloqueadas por uma 1h15 devido os riscos de explosões.

De acordo com a concessionária, neste momento, não há pista interditada. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, quatro pessoas que ficaram feridas pelas chamas foram socorridas ao Hospital Pirajussara.

PALAVRA DO SENHOR -PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ

PALAVRA DO SENHOR -PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ
JOÃO 2 - GLÓRIA A DEUS

COTAÇÕES BOVESPA – COTAÇÕES MOEDA – LOTERIAS - CONFIRA COTAÇÃO ATUALIZADA 29/03/2015 DOMINGO

COTAÇÕES BOVESPA – COTAÇÕES MOEDA – LOTERIAS - CONFIRA COTAÇÃO ATUALIZADA  29/03/2015 DOMINGO
FOLHA DO PARÁ TRÁS PARA VOCÊ AS COTAÇÕES DE HOJE-COTAÇÕES BOVESPA – COTAÇÕES MOEDA – LOTERIAS - CONFIRA COTAÇÃO ATUALIZADA 29/03/2015 DOMINGO

O PLANETA DÁ O SEU RECADO - A SUPERFÍCIE DA TERRA ESTÁ SUBINDO EMBAIXO DOS NOSSOS PÉS

O PLANETA DÁ O SEU RECADO  - A SUPERFÍCIE DA TERRA ESTÁ SUBINDO EMBAIXO DOS NOSSOS PÉS
Nos EUA, nos últimos doze meses, houve alertas mais do que suficientes de como o clima pode afetar nossas vidas. A Califórnia está entrando no quarto ano de seca porque não teve neve suficiente. Boston está começando a emergir de uma quantidade recorde de neve. Quase todos os dias, voos são cancelados, crianças perdem aulas e pais enviam cheques às seguradoras para se protegerem de inundações, furacões e tornados.....LEIA MAIS.....

MARABÁ TERÁ SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

MARABÁ TERÁ SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Marabá será sede, no final de junho próximo, de um grande seminário que vai debater a vocação econômica do município e região e a implantação de grandes projetos de desenvolvimento na cidade e no sul e sudeste do Estado. Evento reunirá representantes dos ministérios da Agricultura, Pesca, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Turismo, Cidades e Transportes, entre outros, e foi definido em Brasília, durante reunião entre o prefeito de Marabá, João Salame Neto, e comitiva e o ....LEIA MAIS.....

PADRE EMBRIAGADO MATA CICLISTA

PADRE EMBRIAGADO MATA CICLISTA
Policiais rodoviários federais prenderam, ontem pela manhã, o padre barnabita Jeorge Miranda Gomes, de 37 anos, acusado de matar um ciclista em um acidente ocorrido no Km 68 da BR-316, próximo a Castanhal. Os agentes disseram que o sacerdote apresentava “visíveis sinais de embriaguez”. ....LEIA COMPLETA ...

VEREADORES SÃO RECEBIDOS COM FESTA NO AEROPORTO DE MARABÁ

VEREADORES SÃO RECEBIDOS COM FESTA NO AEROPORTO DE MARABÁ
Familiares e amigos de Julia Rosa e Nagib Mutran fizeram uma calorosa surpresa aos dois vereadores, na chegada no aeroporto de Maraba.....LEIA MAIS E CONFIRA AS FOTOS DA CHEGADA

RIVAIS SE REENCONTRAM

RIVAIS SE REENCONTRAM
O campeão garante vaga na Copa Sul-Americana de 2016, sonho dos bicolores, que almejam um retorno a uma competição internacional, depois da histórica participação na Copa Libertadores de 2003. Do lado do Remo, embora o principal objetivo seja a conquista do campeonato estadual e, de quebra, a vaga na Série D, é permitido sonhar. Tirar o rival da Copa Verde teria um quê de revanche - o Paysandu eliminou os azulinos no ano passado. ...LEIA MAIS....

PREFEITURA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DOS 102 ANOS DE MARABÁ

PREFEITURA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DOS 102 ANOS DE MARABÁ
A programação oficial terá início no próximo dia 27 de março, com o Mural Cultural Rio e Poesia, um evento que mistura literatura à arte cênica, música e dança. O evento terá início às 19 horas, no Cine Marrocos. Desde que assumiu a Prefeitura de Marabá, o prefeito João Salame sempre buscou oferecer à população local com shows de artistas de renome nacional em datas especiais. Este ano uma das grandes atrações no aniversário será a banda Paralamas do Sucesso.....CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS 102 ANOS DE MARABÁ

PELA COPA DO BRASIL - PAYSANDU ABRE 2 A 0, MAS CEDE O EMPATE VAGA SERÁ DECIDIDA EM BELÉM

PELA COPA DO BRASIL - PAYSANDU ABRE 2 A 0, MAS CEDE O EMPATE VAGA SERÁ DECIDIDA EM BELÉM
O Paysandu foi ao Mato Grosso do Sul imaginando que seria possível eliminar o jogo de volta contra o Águia Negra-MT, pela primeira fase da Copa do Brasil. Abriu rapidamente vantagem, mas caiu drasticamente de produção a ponto de ceder o empate em 2 a 2. ...LEIA MAIS,,,,,

PREFEITO DE PARAUAPEBAS SOME COM 100 MILHÕES

PREFEITO DE PARAUAPEBAS SOME COM 100 MILHÕES
O prefeito de Parauapebas, Walmir Mariano, o “Walmir da Integral” (PSD), foi afastado do cargo por oito dos quinze vereadores da Câmara Municipal. A acusação contra ele é de não ter prestado contas dos exercícios de 2013 e 2014. As denúncias misturam fraude em documentos públicos com peculato – crime que incorre servidor público na obtenção de vantagem para si ou para outrem. Os valores dessas negociações, na avaliação dos opositores do prefeito, alcançam R$ 100 milhões.....LEIA MAIS....

RUMO AOS 500 KM - Prefeitura de Marabá asfalta mais cinco ruas no Bairro Belo Horizonte

RUMO AOS 500 KM - Prefeitura de Marabá asfalta mais cinco ruas no Bairro Belo Horizonte
Nesta quinta-feira (12) a Prefeitura de Marabá concluiu mais uma etapa de pavimentação no bairro Belo Horizonte, com aplicação de asfalto nas ruas Paraná, Santos Dumont, Boa Vista, EAP e Porto Velho. A obra é realizada pela Construfox e faz parte do programa “Xô Poaca”, que visa melhorar a qualidade de vida da .....LEIA TODA A MATERIA.....

HOMEM É CRIVADO DE BALAS EM BELÉM DO PARÁ

HOMEM É CRIVADO DE BALAS EM BELÉM DO PARÁ
Ivanir Araújo Costa, de 33 anos, morador do bairro do Guamá, foi assassinado a tiros na madrugada de ontem. O trabalhador autônomo, que também era conhecido como “Verdinho”, foi baleado sete vezes na avenida Bernardo Sayão, próximo à avenida José Bonifácio. De acordo com a Polícia Civil, dois homens que estavam em uma moto são os responsáveis pelo crime. Eles ainda ...LEIA MAIS,,,,

FICOU PARAPLÉGICO - Afastado há 16 anos, ator Gerson Brenner quer voltar à TV

FICOU PARAPLÉGICO - Afastado há 16 anos, ator Gerson Brenner quer voltar à TV
O ator Gerson Brenner, que está há 16 anos em uma cadeira de rodas após levar um tiro em uma tentativa de assalto, quer voltar a trabalhar na TV. ....LEIA MAIS...

JOVEM É ESTUPRADA DUAS VEZES DURANTE CAMINHADA

JOVEM É ESTUPRADA DUAS VEZES DURANTE CAMINHADA
A polícia procura pistas de um homem suspeito de abusar sexualmente de uma jovem de 24 anos, na madrugada desta quinta-feira (5). De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima caminhava na ....LEIA MAIS....

LADRÃO MORRE EM TIROTEIO NA RUA DE BELÉM

LADRÃO MORRE EM TIROTEIO NA RUA DE BELÉM
Tudo começou por volta de 5h30, quando Fabrício Linon de Souza, Alex de Souza Carvalho e Ronald Lopes Monteiro Junior, que tinham dois revólveres de calibre 32 e uma arma falsa, anunciaram um assalto a um casal que estava chegando em casa, no bairro do Atalaia. O trio invadiu a residência das vítimas e roubou aparelhos eletrônicos e ...LEIA MAIS....

RECEITA COMEÇA A RECEBER AS DECLARAÇÕES DO IR

RECEITA COMEÇA A RECEBER AS DECLARAÇÕES DO IR
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começa hoje(2) e termina no dia 30 de abril. As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição, caso não preencham a declaração com erros ou omissões. Na mesma situação estão incluídas pessoas com mais de 60 anos, portadoras de moléstia grave ou com deficiência física ou mental....LEIA MAIS....

DESLIGOU NO CARNAVAL? VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NO BRASIL E NO MUNDO – VEJA

DESLIGOU NO CARNAVAL? VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NO BRASIL E NO MUNDO – VEJA
14.fev.2015 - Dezesseis pessoas morreram, entre elas duas crianças, e 30 ficaram feridas na colisão de um ônibus de passageiros com um trem de carga na ....VEJA MAIS,,,,

HOMEM É 'ENGOLIDO' POR MÁQUINA DE FÁBRICA E MORRE EM BELÉM

HOMEM É 'ENGOLIDO' POR MÁQUINA DE FÁBRICA E MORRE EM BELÉM
Após um acidente, um homem morreu nesta terça-feira (17) em uma fábrica da Tramontina, em Outeiro, distrito de Belém. Identificado como Edson da Silva Neves, 45 anos, ele foi 'engolido' por uma máquina moedora....LEIA...

EXPLOSÃO DE GÁS EM MATERNIDADE MATA 4 BEBÊS E FERE OUTROS 54

EXPLOSÃO DE GÁS EM MATERNIDADE MATA 4 BEBÊS E FERE OUTROS 54
Uma explosão de gás em uma maternidade em Cuajimalpa, na Cidade do México, matou ao menos sete pessoas, incluindo quatro bebês, e deixou 54 pessoas feridas. Segundo o prefeito Miguel Ángel Mancera, um caminhão que abastecia o hospital com o produto teve a mangueira arrebentada e ...LEIA....

MARABÁ PODE PERDER INVESTIMENTO DE R$ 300 MILHÕES POR CAUSA DE INVASORES

MARABÁ PODE PERDER INVESTIMENTO DE R$ 300 MILHÕES POR CAUSA DE INVASORES
Bando de inescrupulosos ávidos pela comercialização de lotes decidiu simplesmente invadir a área da chamada Fase 2 do Distrito Industrial de Marabá, ocupando terreno adquirido pela Petrobrás e Raízen, destinado à construção de um centro de armazenamento de combustível em Marabá.....LEIA MAIS....

DERMATOLOGISTA É DENUNCIADO POR DESRESPEITO A PACIENTE EM MARABÁ

DERMATOLOGISTA É DENUNCIADO POR DESRESPEITO A PACIENTE EM MARABÁ
Com muita responsabilidade, mas nem por isso menos indignada, a educadora Osmary Nascimento de Brito, denuncia, na TL de sua rede social, um dermatologista de Marabá, pela falta de....LEIA MAIS....

REINTEGRAÇÃO DE POSSE TEM DOIS ÔNIBUS INCENDIADOS EM BELÉM

REINTEGRAÇÃO DE POSSE TEM DOIS ÔNIBUS INCENDIADOS EM BELÉM
Dois ônibus foram incendiados na Rodovia Mário Covas, em frente ao conjunto Satélite, no bairro do Coqueiro, em Belém, na manhã desta terça-feira (27), durante uma reintegração de posse da ocupação 'Nova Canaã'. Homens da...LEIA MAIS....

CENTRAIS SINDICAIS VÃO ENFRENTAR DILMA

CENTRAIS SINDICAIS VÃO ENFRENTAR DILMA
As seis maiores centrais sindicais do país promoverão uma manifestação para pedir a revogação das medidas provisórias (MP) 664 e 665, anunciadas no ...LEIA MAIS....

COMEÇOU A SACAGEM DA GLOBO – É SÓ O 2º DIA DO 'BBB15' – CONFIRA FOTOS

COMEÇOU A SACAGEM DA GLOBO – É SÓ O 2º DIA DO 'BBB15' – CONFIRA FOTOS
Talita e Rafael foram para embaixo do edredom e deixaram os outros brothers enquanto rolava a primeira festa surpresa do "Big Brother Brasil". A dupla foi advertida pela ....LEIA E VEJA FOTOS....

ACIDENTE COM ÔNIBUS DEIXA AO MENOS OITO MORTOS NO RIO

ACIDENTE COM ÔNIBUS DEIXA AO MENOS OITO MORTOS NO RIO
Um acidente com um ônibus em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, deixou ao menos oito mortos e cinco feridos na manhã desta quarta-feira (18). De acordo com informações do 7º Batalhão de Polícia Militar (Alcântara), o coletivo bateu em um poste e derrubou um transformador, que caiu sobre o veículo e explodiu, provocando um incêndio....LEIA...

PARAUAPEBAS - Ônibus com membros da Assembleia de Deus tomba, mata três e deixa mais de 35 feridos

PARAUAPEBAS - Ônibus com membros da Assembleia de Deus tomba, mata três e deixa mais de 35 feridos
O ônibus de turismo, de placa NHD-4333 de Parauapebas – PA, conduzido por José Raimundo da Anunciação, que trafegava de Vitória do Mearim/MA sentido Parauapebas/PA, tombou no km 602 da ....LEIA MAIS....

CASAL É CONDENADO 40 ANOS POR MORTE

CASAL É CONDENADO 40 ANOS POR MORTE
Os réus Savana Nathália Barbosa da Cruz e Raimundo Nonato dos Santos foram condenados pelo assassinato do vigilante Joelson Ramos dos Santos. Após dois dias de julgamento, o júri precisou de apenas 45 minutos para decidir que, além de homicídio qualificado, o casal também era culpado de furto qualificado, ocultação e destruição de cadáver. Savana foi condenada a 40 anos e 220 dias de multa e ....LEIA COMPLETA....

GOVERNADORA DE RORAIMA DÁ CARGOS A 19 PARENTES, QUE CUSTARÃO R$ 398 MIL POR MÊS

GOVERNADORA DE RORAIMA DÁ CARGOS A 19 PARENTES, QUE CUSTARÃO R$ 398 MIL POR MÊS
A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), nomeou 19 parentes para secretarias do Estado, dentre eles suas próprias filhas e uma irmã, com salários que, somados, custarão R$ 398 mil por mês aos cofres públicos....LEIA TUDO....

CANTOR DE FUNK É MORTO APÓS TROCA DE TIROS COM POLICIAIS EM GUARUJÁ, SP

CANTOR DE FUNK É MORTO APÓS TROCA DE TIROS COM POLICIAIS EM GUARUJÁ, SP
O funkeiro Vitor Mesquita, mais conhecido como MC Vitinho, de 22 anos, morreu ontem quarta-feira (21) após ter sido baleado, segundo a Polícia Civil, em uma troca de tiros com policiais militares no ...LEIA

ESTADOS PAGAM PENSÃO A 104 EX-GOVERNADORES, ROSEANA SARNEY (PMDB) RECEBE MAIS DE 47 MIL POR MÊS

ESTADOS PAGAM PENSÃO A 104 EX-GOVERNADORES, ROSEANA SARNEY (PMDB) RECEBE MAIS DE 47 MIL POR MÊS
Levantamento feito pelo GLOBO nas 27 unidades da federação mostra que 157 ex-governadores e ex-primeiras-damas recebem aposentadorias especiais e pensões vitalícias que variam de R$ 10,5 mil a R$ 26,5 mil, o que significa um custo anual aos cofres estaduais de R$ 46,8 milhões. É uma casta formada por 104 ex-governadores e 53 viúvas. ...LEIA MAIS ESSE ABSURDO NA POLÍTICA DO BRASIL.....

VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NO MUNDO DAS CELEBRIDADES COM A RETROSPECTIVA DOS FAMOSOS ASSISTA O VÍDEO

VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NO MUNDO DAS CELEBRIDADES COM A RETROSPECTIVA DOS FAMOSOS ASSISTA O VÍDEO
Os casamentos, as separações e as polêmicas. Relembre agora os principais acontecimentos do mundo dos famosos com a Retrospectiva 2014.....VEJA TUDO AQUI NO FOLHA DO PARÁ PARA VOCÊ....

ASSASSINATO DA ATRIZ DANIELLA PEREZ COMPLETA 22 ANOS – VEJA FOTOS....

ASSASSINATO DA ATRIZ DANIELLA PEREZ COMPLETA 22 ANOS – VEJA FOTOS....
Filha da autora de novelas Glória Perez e mocinha do folhetim "De Corpo e Alma", Daniella Perez foi brutalmente assassinada aos 22 anos pelo ator Guilherme de Pádua, que fazia seu par romântico na trama. O crime que chocou o país ocorreu no dia 28 de dezembro de 1992 e completa 22 anos em 2014. ....ACOMPANHE TODA SUA TRAGETÓRIA ATÉ O CRIME... VEJA....

SINDICOM

NOVO E-MAIL DO JORNAL FOLHA DO PARÁ

NOVO E-MAIL DO JORNAL FOLHA DO PARÁ

SINDICATO DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ SUL DO PARÁ

SINDICATO DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ SUL DO PARÁ
VEJA....

SALÃO APLLAUSE AGORA NA ACADEMIA GOL DE PLACA NA NOVA MARABÁ

SALÃO APLLAUSE AGORA NA ACADEMIA GOL DE PLACA NA NOVA MARABÁ
Venha conhecer a grande novidade na cidade de Marabá, Pedrinho e Fran espera você com grandes promoções.....

GRANDE PROMOÇÃO NA VERDES MARES

GRANDE PROMOÇÃO NA VERDES MARES
A Churrascaria e Pizzaria Verdes Mares é tradição desde 1988, com certeza o melhor churrasco e a melhor pizza de Marabá você encontrará aqui....

FILL A FILL - NOVIDADES EM PREÇOS BAIXOS

FILL A FILL - NOVIDADES EM PREÇOS BAIXOS
EM MARABÁ NA AV ANTONIO MAIA 2 LOJAS PARA MELHOR SERVIR VOCÊ

VISITANTES - ULTRAPASSAMOS A MARCA DE SEIS MILHÕES DE ACESSOS - GLÓRIA A DEUS

Pages